terça-feira, 30 de Abril de 2024  22:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Arroz Chau-Chau

Arroz Chau-Chau

Coze-se o arroz no dobro de volume de água com seis gramas de sal por litro, não mexendo para o arroz ficar bem solto, ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-07-2008

Revestimentos cerâmicos produzem energia eléctrica


Revigrés avança com Solar Tiles

Um consórcio liderado pela Revigrés vai desenvolver produtos cerâmicos fotovoltaicos inovadores que poderão ser aplicados como revestimentos exteriores de edifícios. Ou seja, os revestimentos cerâmicos poderão, dentro de dois anos, produzir energia eléctrica da mesma forma como os tradicionais painéis solares, aproveitando a energia solar.

O Projecto Solar Tiles apresentado, na penúltima quarta-feira, na Cerâmica Revigrés, surge, segundo Victor Francisco, do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, como uma solução alternativa de aproveitamento das energias renováveis, num altura em que o país de debate com uma crise generalizada dos recursos energéticos e o aumento dos preços.

De acordo com este responsável, o projecto, que está a ser desenvolvido por um consórcio de nove entidades nacionais, permite acrescentar valor ao produto cerâmico, tornando-o multifuncional.

"Não pretendemos substituir produtos cerâmicos por produtos solares, uma vez que o desenvolvimento é efectuado sobre substratos cerâmicos", sublinhou Victor Francisco.

Segundo Maria João Rodrigues, da empresa Viris, a tecnologia, que ainda não está patenteada a nível mundial, permite, através de um filme que é depositado nos revestimentos cerâmicos, captar a energia emitida pelo sol, armazená-la e transformá-la em energia eléctrica.

Trata-se de tecnologia extremamente sofisticada, desenvolvida à escala laboratorial, com custos elevados, o que justifica que o projecto seja candidato aos apoios do QREN.

PFC


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®